quinta-feira, 29 de maio de 2008

NADA CONTRA NINGUÉM...

Faz algum tempo que viajei pra bahia, conheci o estado de ponta a ponta um lugar maravilhoso cheio de gente bonita, mais ou menos...
Impossível não fazer a comparação com São Paulo, pois 50% da população da grande SP são nordestinos, acabei descobrindo o porque das cordialidades diárias que presencio dia após dia na capital...
Voltemos para a Bahia, no primeiro passeio em porto seguro estava todo faceiro, pronto pra conhecer um pouco da cultura local... passando por uma loja de camisetas, fui indagado praticamente, obrigado a comprar alguma camiseta daquele ser, tudo bem, sem problemas uma lembrancinha sempre é interessante não é mesmo?!?
O engraçado é que eu escolhi 2 camisetas de malha boa com uma estampa mais ou menos como todas são, quando cheguei em casa a surpresa vieram duas camisetas que o tecido parecia saco de pano, sabe aqueles de chão, isso me fez lembrar a história do cara que comprou um video cassete no paraguai chegou em casa tinha uns tijolos; Bom nada que me fizesse ficar com raiva desse povo cordial e bacana, os dias seguintes foram uma tortura em quaquer lugar que eu escolhia pra comer tinha o maldito: ÓLEO DE DENDE que negócio repugnante, na primeira semana ótimo que culinária maravilhosa, agora vem cá....
Será que eles não sabem fazer uma comida sem esse maldito dende?!?
Nem arroz branco eu conseguia comer, era arroz no dende, feijoada de dende, couvert no dende, sopa de dende, isso até hoje eu não descobri se faz bem...
Resolvi seguir viagem e fui para Salvador; reze pra nunca precisar de informação, você vê aquelas pessoas sentadas na frente de suas casas todos os dias os dias todos e pensa: poxa o mínimo que eles devem saber é o que existe na próxima esquina...
Esqueça!!!
Mal sabem quem é da família, se vc chegar dizendo que é um primo distante de barbacena, com certeza vai ter pouso e comida repleta de DENDE.
ahhhh o Pelourinho....
Que delícia, já na chegada aquela maravilha, tudo organizado, tudo limpo, parecia que estava na Índia, o auge foi quando chegou um cara tentando colocar uma fitinha do Sr do Bonfim no meu pulso, querendo 10 reais eu falei educadamente: Não obrigado.
Ele respondeu energicamente: EU NÃO TO PEDINDO...
Bom sendo assim amigão pega aqui 10 reais por essa maravilhosa fita cor-de-rosa!!!
É, acho que já era hora de conhecer outros lugares talvez fora da Bahia, então decidi: próxima parada: MANGUE SECO!!!
Divisa com o estado, um lugar muito comentado, um lugar com tantas dunas, um lugar... que lugar viu, que lugar de merda!!!
As embarcações usadas para transporte de moradores e turistas são causa da destruição do mangue, tanto óleo e combustível despejado nas encostas, que todo carangueijo morreu e peixe não se vê faz tempo, então, a solução foi viver até hoje nas custas da Tieta, meu deus!!!
TIETA?!?!
Já na chegada você ve vários bafo de bode perdidos pela ilha, na pousada onde me hospedei na hora do jantar alguns moradores locais tentam fazer um teatrinho sobre??!
Acertou !!!
TIETAAAA....
No dia seguinte fui fazer um passeio de bugue, adivinha até onde foi o passeio?!?!
Até os coqueiros gêmeos!!!
Sabe?!
Aqueles que foram filmados na abertura da novela???
E alguém lembra disso?!?!
Tinha uma criança que estava viajando com seus pais perguntando quem diabos era tieta e o que havia feito de tão extraordinário para merecer tamanha consideração?!? eles deram o truqe pra explicar, sim, porque se voce for falar quem foi tieta, foi uma puta que se deu bem dando na cidade grande!!!
O mais hilário dessa história toda, é que as dunas já cobriram os coqueiros praticamente inteiros ficaram apenas as copas de fora, e acreditem tem uma pessoa que fica preservando essas copas pra nao sumir nas dunas, deve usar um espanador ou coisa parecida...
Ahhhh, nada que me faça perder a esportiva essa seria mesmo a última noite em Mangue Seco...
Nada poderia dar errado, não agora...
Tomei um belo banho e fui pra minha última janta da viagem, preciso dizer que o cardapio do dia era muqueca no dende, com aroz no dende e de sobremesa...
MANJAR COM CALDA DE DENDE!!!

Nenhum comentário: