sexta-feira, 14 de novembro de 2008

OBAMA PRESIDENTE!!!!


Estava lendo diversos jornais, blogs, notícias de todas as formas sobre a eleição presidencial nos Estados Unidos e todas retratavam, o fato inédito de um negro ser o Presidente daquele país, ouvir algo relacionado a cor da pele, sempre sôa estranho, como o prêmio da mulher negra mais bonita do ano ou penteado afro do ano, algo nestas frases doem nos ouvidos, porque não simplismente mulher ou cabelo, desculpem minha ignorância, mas, isso não seria uma forma de racismo velada?!
É a mesma história dos políticos que em troca de favores votam ou não em determinado projeto, mp´s, me corrijam se estiver errado, mas essa troca de favores, acordos por cadeiras, isso não seria uma forma de suborno?!
E a história das cotas nas universidades?
Será outra forma de racismo?
Sem contar as inumeras histórias, alguém ouviu falar do caso dos irmãos gêmeos mulatos, onde um foi selecionado para as cotas, já outro não, talvez tenha desbotado um pouco ou do garoto branco que entrou como mulato pois conhecia a pessoa que carimbava o papel no local certo. Cor não reflete a posição social e isso sim deveria ser levado em conta.
É engraçado ver as pessoas preocupadas com a cor desse ou daquele, esquecendo de coisas primordiais como caráter e capacitação, as pessoas deveriam estar pensando no caos que o mundo se encontra, tanto aqui quanto lá, aqui os mesmos problemas de sempre, que na verdade precisamos saber se queremos que sejam resolvidos, querem uma polícia não corrupta? será que o povo suportaria uma polícia sem limites? a lei do bafômetro diminuiu em 70% as mortes no trânsito mas há quem diga que essa lei é absurda, o sindicado dos bares ficou revoltado, e isso são apenas dois exemplos, lá Bush arrasou com o país, colocou-os em duas guerras sem fim, arranjou inimigos imaginários, enriqueceu com o petróleo, produziu a crise imobiliária, crise financeira, ele quase quebrou o mundo e agora o povo americano e o mundo querem que o negro pague o pato.

Douglas Rosa

4 comentários:

paula barros disse...

Concordo com você, e me sinto presenteada com esse texto. Uma vez tentei escrever algo mas não consegui.

Fico pensando e chego a ficar indignada se as pessoas não percebem as consequências dessas atitudes de faz de contas. A sociedade já está pagando o preço por essas atitudes.

Assim como o compromentimento de tanta bolsa disso, bolsa daquilo.

Estamos minando os valores, a ética, a integridade, a esperança sem nos darmos conta. Pagaremos um preço alto. Já estamos pagando com a saúde mental se deteriorando (desânimo, depressão, desesperança, angustia, agressividade em excesso), mortes, violência.

Do jeito que mexemos com o meio-ambiente e temos o retorno, assim será com o ser humano.

Parabéns!!!

Karolzinha disse...

Um tanto quanto pimenta na boca, gostei. ;]

Ps:. Cara, o teu blog ta show.

Te adicionei no meu. Vê se algum dia dá umas voltinhas por lá. ;)

Karolzinha disse...

hahaha, valeu pela degustação. ;)

- o meu café acabou, você tem mais por aí?

Nina Kallas disse...

Concordo, no sentido de referenciarmos a pessoas de acordo com o tom da pele. Mas temos que entender também que os negros, pelo menos na colonizacao brasileira, foram escravizados. Hj a maioria absoluta nas universidades é de branco. Algo estranho? Não, simplesmente porque em 1888 teoricamente foi abolido a escravidão, pessoas analfabetas, com traumas psicológicos, físicos. Lembra da estória, e lembrar que os negros de hoje são descendentes dos que foram sacrificados ontem. E lembrar que precisam sim de um apoio para poder se igualar ao resto. Infelizmente no passado, foi um problema a cor. Por isso sou a favor das cotas dos negros. Adorei o teu blog!